O ginecologista é o médico especialista em saúde íntima da mulher, sendo capaz de orientar, prevenir e tratar alterações no aparelho reprodutor feminino, como candidíase, cólicas menstruais, alterações do corrimento ou infertilidade, por exemplo.
O médico ginecologista também pode realizar exames como papanicolau ou colposcopia, além de solicitar alguns exames de imagem como ultrassom pélvica ou transvaginal, ressonância magnética ou histerossalpingografia.Proteger a vida e a saúde das gestantes e dos bebês é a principal missão dos médicos especialistas em obstetrícia. Essa é a área da medicina que cuida da paciente durante a gravidez, o parto e no período pós-nascimento da criança, especificamente nos primeiros 28 dias de vida.
O obstetra é responsável por conceder orientações e esclarecer dúvidas para que a família se prepare para a chegada do bebê, além de auxiliar a mãe no período de lactação, compartilhando informações e dicas relacionadas à amamentação.
A mastologia é a especialidade médica que cuida das glândulas mamárias. Portanto, tudo o que for relacionado com as mamas é tratado pelo médico mastologista. Isso inclui quaisquer condições que possam afetar os seios, como dores, inchaços, infecções e, claro, o câncer.
Apesar da mastologia ser uma área médica que lida mais com o tratamento e a prevenção do câncer de mama, outras condições mais específicas são tratadas. A especialidade lida com casos de surgimento de nódulos, assimetrias, mastites (inflamação bacteriana que pode acontecer durante o período da amamentação), entre outros possíveis problemas.
Mas engana-se quem acredita que problemas nas mamas são condições exclusivas das mulheres. Os homens também podem sofrer de doenças mamárias, ainda que os índices sejam bem menores. Ou seja, eles também podem (e devem) fazer consultas e exames com o médico mastologista, em caso de necessidade.
Um exemplo de problema mamário masculino é a ginecomastia, uma condição relativamente comum no início da puberdade. Trata-se do crescimento exagerado das mamas masculinas, pode levar ao surgimento de um pequeno nódulo por baixo do mamilo, que causa dor e desconforto ao toque ou atrito com as roupas. Essa condição tende a desaparecer por conta própria com o tempo. Contudo, se o problema perdurar ou até piorar, um mastologista pode examinar e indicar o melhor tratamento.
Por fim, o principal trabalho desse especialista está relacionado ao câncer de mama, doença que acomete muitas mulheres e está entre as principais causas de óbitos entre elas, segundo o instituto Nacional do Cancer (INCA).
Psiquiatria é uma das especialidades da Medicina, e basicamente é responsável pelo diagnóstico e tratamento dos chamados Transtornos Mentais e de Comportamentais, atuando com a prevenção, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação dos diferentes modos de manifestações das doenças mentais em geral. São exemplos destas: a depressão, o transtorno bipolar, a esquizofrenia, a demência e os transtornos de ansiedade.
O psiquiatra pode ser consultado quando a pessoa apresenta problemas súbitos, como ataques de pânico, alucinações e pensamentos suicidas, por exemplo. No entanto, o médico psiquiatra também pode ser consultado em situações de longo prazo, como sentimentos de tristeza, desânimo ou ansiedade que não passam e que podem atrapalhar as tarefas do dia a dia.
A pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Pessoas como crianças e adolescentes, se estiverem com doenças, devem dirigir-se ao seu pediatra.
Os aspectos preventivos envolvem ações como o aleitamento materno, imunizações (vacinas), prevenção de acidentes, além do acompanhamento e das orientações necessárias a um crescimento e desenvolvimento saudáveis (puericultura). Já os curativos correspondem aos diversos procedimentos e tratamentos das mais diversas doenças exclusivas ou não da criança e adolescente.
A Gastroenterologia ou Gastrenterologia é a especialidade médica que se ocupa do estudo, diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo.
A Medicina estética se ocupa em tratar, alterar e modelar o corpo como um todo no sentido de se obter um rejuvenescimento, uma melhor aparência que seja agradável não só ao indivíduo, buscando assim conseguir a plena satisfação de cada pessoa, seja homem ou mulher, com o seu próprio corpo e face.
A medicina estética é basicamente a arte do rejuvenescimento. Ela cuida das áreas do nosso corpo e face que não nos agradam, desde sequelas deixadas por procedimentos cirúrgicos à marcas da idade que não queremos presentes em nosso corpo.